20 de outubro de 2004 - 10:57

Neves propõe audiência sobre Programa Pantanal

O deputado estadual Waldir Neves (PSDB) quer discutir com a sociedade e com as autoridades do setor os rumos do Programa Pantanal e para isso apresentou requerimento para que a sessão da Assembléia Legislativa do dia 18 de novembro seja transformada em audiência pública.

O parlamentar tucano quer esclarecer à população do Estado os motivos da não realização do Programa  que deveria garantir a preservação da Bacia Hidrográfica do Alto Paraguai e melhorar a qualidade de vida da população, inclusive a indígena, abrangendo uma área de 50 municípios em Mato Grosso e 30 no Mato Grosso do Sul e beneficiando diretamente 1  milhão e 100 mil pessoas.

O programa estava previsto para ser executado em duas fases durante 8 anos. O custo da primeira fase seria de 165 milhões de  dólares, tendo sido assinado contrato no valor de 600 milhões entre o Governo federal e o BID em 2001.

Entre 2002 e 2003 foram investidos apenas 8 milhões de reais pelo Governo federal no Programa,provocando protestos de entidades de defesa do meio ambiente do mundo inteiro.  Em Mato Grosso do Sul não foi realizada uma única ação direta de saneamento básico, implantação de estradas parque, fomento ao eco-turismo, oferta de água ou redução da poluição.

A audiência proposta por Waldir Neves pretende esclarecer o andamento do programa para a população e discutir alternativas que garantam as melhorias que a população da região afetada necessita.

 

 

 

Assembléia Legislativa