7 de julho de 2004 - 18:02

Campeonato Brasileiro terá oito jogos na rodada de hoje

Oito jogos movimentam a 13ª rodada do Campeonato Brasileiro, hoje à noite. As partidas têm início às 19h30 (horário de Mato Grosso do Sul), exceto os confrontos entre Criciúma X Flamengo, Ponte Preta X Santos, e Coritiba X Corinthians, que têm início às 20h45 (de Mato Grosso do Sul).

Em posições bem diferentes, Palmeiras e Juventude se enfrentam, no Palestra Itália. Enquanto os paulistas ocupam a liderança da competição e vêm de uma vitória por 2 a 1 sobre o Paraná, os gaúchos chegam de uma goleada por 4 a 1 sofrida para o Atlético-PR e ocupam apenas o 14º lugar.

O técnico palmeirense, Estevam Soares, contará com a volta de três jogadores, que só não atuaram no último domingo porque estavam suspensos: o goleiro Sérgio, o lateral-esquerdo Lúcio e o meio-campista Corrêa. Assim, Diego Cavallieri, Marcinho e Daniel Martins, estes dois últimos suspensos, deixam a equipe.

Na zaga, Leonardo continua ocupando o lugar do machucado Gabriel. Élson, que pegou só um jogo de suspensão por sua expulsão contra o São Caetano, está confirmado.

No Juventude, após a desastrosa goleada sofrida para o Atlético-PR, o técnico Ivo Wortmann resolveu afastar os volantes Evandro e Donizete, alegando falta de condições físicas de ambos. Porém, como o reserva Vanderson lesionou-se, o treinador foi obrigado e reintegrar Evandro e escalá-lo para pegar o Palmeiras. A equipe contará com o retorno do lateral-direito Jancarlos, recuperado de lesão, e do atacante Leonardo Manzi, que volta ao time depois de ter cumprido suspensão no final de semana.

Motivado pela primeira vitória no Campeonato Brasileiro, o Botafogo recebe o Internacional nesta quarta-feira, no Caio Martins. Apesar do bom resultado diante do São Caetano no fim de semana passado, com nove pontos na tabela, a equipe carioca ainda está na zona de rebaixamento. Já o time gaúcho soma 20 pontos e ocupa a quinta colocação na tabela.

No Botafogo, o técnico Mauro Galvão pôde manter a equipe titular que saiu do ABC paulista com os três pontos. O cabeça-de-área Túlio e o atacante Raúl Esteves foram absolvidos pela 1ª Comissão Disciplinar do STJD pela expulsão contra a Ponte Preta e estão confirmados para o jogo.

O zagueiro Rafael Marques, que deixou o Anacleto Campanella sentindo dores no joelho esquerdo, está recuperado e formará dupla com Gustavo. Assim, o recém-contratado Scheidt permanece no banco de reservas.

O técnico do Internacional, Joel Santana, deve manter a mesma equipe que bateu o Criciúma, por 3 a 0, no fim de semana passado. A única alteração pode ser feita no ataque: Rogério Gaúcho vai para o banco de reservas com a volta de Dauri, recuperado de uma gripe. Reclamando de dores no púbis, Chiquinho é dúvida e pode ser substituído por Kauê na lateral esquerda.

Outra equipe carioca que busca fugir do rebaixamento é o Flamengo, que entra em campo hoje e enfrenta o Criciúma, no Heriberto Hülse. Os rubro-negros, que não conseguirão vencer fora de casa desde o início do campeonato, estão há seis rodadas ocupando a zona de rebaixamento.

Os cariocas viajaram para Santa Catarina com alguns problemas que tornam sua tarefa especialmente complicada. O técnico Abel Braga tem quatro desfalques (Júlio César e Felipe na seleção brasileira, Rafael e Jônatas suspensos) e não poderá contar com os retornos de Zinho, Athirson e Róbson, ainda vetados pelo departamento médico.

O Criciúma, por sua vez, tenta fugir da crise. Depois de um bom começo no Brasileiro, quando chegou a ocupar a liderança, a equipe catarinense perdeu as duas últimas partidas (para Internacional e Grêmio) e caiu para a nona colocação. Insatisfeito com o rendimento dos jogadores, o técnico Vágner Benazzi decidiu trocar o sistema 3-5-2 pelo 4-4-2. Benazzi conta, também, com os retornos de Fernandinho e Paulo César para tentar reencontrar o caminho das vitórias.

Em Curitiba, no estádio Couto Pereira, o Corinthians terá que superar o Coritiba para tentar espantar a má fase instalada no clube neste Brasileirão. A equipe paulista tem a pior defesa do campeonato e o ataque não ostenta bons índices.

Mesmo que vença nesta quarta, o Corinthians permanecerá entre os quatro piores da competição caso o Atlético-MG tenha obtido ao menos um ponto contra o São Paulo. Além do retorno do atacante Gil, suspenso na última rodada, a novidade é a escalação de Zé Carlos na ala-esquerda. Eles jogarão nas vagas ocupadas respectivamente por Bruno Octavio e Renato na derrota de 3 a 2 para o Santos, no domingo, no Pacaembu.

No Coritiba, que vem de vitória por 3 a 0 sobre o Cruzeiro no Mineirão, a expectativa é que um bom público vá ao Couto Pereira. "Esperamos que a torcida compareça, por se tratar do Corinthians, agregado ao fato de termos vencido bem o Cruzeiro fora de casa", declarou o goleiro Fernando.

Os paranaenses contam com os retornos do meia Luiz Carlos Capixaba e do zagueiro Reginaldo Nascimento, suspensos contra o Cruzeiro. O desfalque é o lateral-direito Rafinha, que recebeu o terceiro amarelo em Minas. 

Guarani e Cruzeiro duelam no estádio Mineirão, em Belo Horizonte. Após marcar dois gols pelo Guarani nas duas últimas rodadas do Brasileiro, o meia Netinho ganhou vaga na equipe titular. Segundo o técnico Zetti, o Guarani precisa melhorar seu desempenho ofensivo para vencer os jogo fora de casa e tentar se distanciar da zona de rebaixamento.  O time campineiro pega a Ponte Preta, no próximo sábado, às 15h30.

Já o Cruzeiro terá o volante Maldonado de volta para a partida desta quarta. Ele não havia jogado contra o Coritiba, no domingo, quando o time mineiro perdeu de 3 a 0.Segundo o departamento médico do clube, Maldonado já se recuperou da lesão no tornozelo direito que o impediu de jogar. O lateral Leandro também retorna ao time titular, depois de cumprir suspensão pelo terceiro cartão amarelo.