20 de outubro de 2004 - 09:19

PF faz operação para prender 74 estelionatários

A Polícia Federal está realizando a megaoperação Operação Cavalo de Tróia II em quatro Estados para prender 74 pessoas acusadas de desviar dinheiro de clientes de bancos que fazem movimentação financeira pela Internet. O prejuízo causado aos bancos, estatais e privados, seria de R$ 80 milhões.

De acordo com a PF, grande parte dos presos tem menos de 25 anos. Paulo Oliveira Braga, Wellington Patrick Borges e Satiro Kiquchi são suspeitos de chefiar a organização.

A quadrilha mandava e-mails para correntistas que usavam a Internet para fazer movimentação bancária. Ao abrir a mensagem, a quadrilha obtinha acesso aos dados pessoais do correntistas sem que eles soubessem. Assim, os criminosos acessavam as contas para fazer transferências.

Conforme a Globonews, as ações policiais se concentram no Pará, Maranhão, Tocantins e Ceará. No Pará, 50 mandatos de prisão já foram cumpridos. Somente em Belém, 22 endereços já foram checados. Algumas pessoas foram presas em suas casas. Houve apreensão de carros, computadores e documentos.

Os bancos mais visados pela quadrilha eram Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Bradesco, HSBC, Unibanco e Itaú.

 

 

Terra