20 de outubro de 2004 - 08:57

Silverstone deve sair do calendário da Fórmula 1

O empresário da Fórmula 1, Bernie Ecclestone, diz que parece certo que não haverá Grande Prêmio da Grã-Bretanha no calendário do próximo ano.

"Como não conseguimos chegar a um acordo sobre a duração do compromisso ou dos termos financeiros, temos que admitir a derrota e encerrar as discussões (com os proprietários de Silverstone)", disse Ecclestone segundo o jornal Daily Express desta quarta-feira.

"Parece certo que não haverá um GP da Grã-Bretanha em 2005. O que mais é possível fazer? O BRDC quer tudo do jeito deles. Negócios não são assim", disse ele sobre as conversas com o Clube de Pilotos Britânico, proprietário de Silverstone.

A Grã-Bretanha é uma das três corridas que tinham asteriscos na divulgação do calendário provisório pois dependem de questões contratuais - as outras são França e San Marino. O calendário final deve ser divulgado em dezembro.

Direitos comerciais

Ecclestone controla os direitos comerciais do GP da Grã-Bretanha desde que a gigante de publicidade norte-americana Interpublic Group lhe pagou US$ 93 milhões para se livrar do compromisso.

Ecclestone, de 73 anos, tem dito que não vai promover a corrida e, no mês passado, quando o BRDC fez um oferta que ficou longe de suas exigências financeiras, ameaçou acabar com ela pela primeira vez desde que o campeonato de Fórmula 1 começou em 1950.

Desde então os dois lados têm negociado, apesar de uma proposta de um pouco conhecido consórcio que conta com o apoio do ex-campeão Nigel Mansell.

Ecclestone ainda disse ao Daily Express que foi procurado por um país que deseja investir centenas de milhões de dólares para construir um novo circuito.

"Tenho um país à minha porta que está preparado para investir centenas de milhões de dólares para construir um circuito para a F1, e para fazer uma garantia de que irá pagar mais do que concordamos em aceitar do BRDC", disse Ecclestone.

 

 

Terra Redação