19 de outubro de 2004 - 16:23

PM faz apreensão de canários da terra em Campo Grande

Duas pessoas foram presas agora há pouco, no bairro Santa Emília, em Campo Grande, acusadas de tráfico de animal silvestre. A prisão foi feita agora há pouco pela polícia militar do pelotão da Cophavila II.

De acordo com o comandante do Pelotão, tenente Reinaldo Ferreira dos Santos, estão sendo autuados um menor de 14 anos e Paulo Domingos da Cruz, de 18 anos. "Eles contam que fazem a apreensão dos canários-da-terra na região de Terenos e Sidrolândia e vendem para moradores da região do Cophavilla. Cada pássaro custava, em média, R$ 80,00". A dupla cometia o crime há seis meses, de acordo com a PM.

Canto bonito - De acordo com a bióloga Nara Teodoro Pontes, do CRAS - Centro de Reabilitação de Animais Silvestres, o tráfico de canários é comum no Estado. "As pessoas são atraídas pelo canto". Ela explica que o pássaro pode ser encontrado em todo Estado, o que atrai a atenção dos traficantes. Os canários-da-terra, segundo a bióloga, são de fácil readaptação e não constam da lista de animais em extinção.

Em agosto, 115 pássaros de pequeno porte que seriam contrabandeados chegaram até o CRAS. Em setembro, o número foi bem maior por causa da apreensão de 216 canários da terra peruanos.

 

RMT Online