19 de outubro de 2004 - 08:47

Pesquisadores suíços desenvolvem osso sintético

Um grupo de pesquisadores suíços inventou um material ósseo sintético com propriedades similares às dos ossos humanos, informou-se hoje, terça-feira.

Os cientistas, que pertencem à Escola Politécnica Federal de Lausanne (EPFL) e do hospital universitário de Vaud, disseram que a invenção abre novas perspectivas para os transplantes ósseos, informou o Fundo Nacional da Pesquisa Científica (FNIC) suíço em uma nota à imprensa.

O chamado "material ósseo sintético biorreabsorvível" foi desenvolvido após três anos de pesquisas e centenas de experimentos.

Os cientistas explicaram que o aspecto inovador da criação é que o material ósseo sintético em questão é assimilado pelo organismo humano, já que, uma vez realizado o implante, ele é invadido pelas células ósseas do paciente, que pouco a pouco vão tomando o lugar do osso artificial até reabsorvê-lo totalmente.

Os pesquisadores acham que o material poderia ser utilizado com fins terapêuticos nos casos de quebra de ossos, nas extirpações de tumores que afetam o osso, na correção de pernas ou para substituir próteses de quadril.
 
 
Últimas Noticias