18 de outubro de 2004 - 17:03

Polícia Militar atua no combate a furto de gado no Itamarati

 

A PM (Polícia Militar) está atuando no Assentamento Itamarati, localizado na Região Sudeste de Mato Grosso do Sul, exatamente no município de Ponta-Porã, no KM 50 da BR 164. Cerca de 8 mil pessoas moram nas 450 mil área reservada ao núcleo urbano. Atualmente o policiamento é composto por seis policiais militares, além de uma viatura D-20 e uma motocicleta a disposição dos militares.

De acordo com a PM, a necessidade de uma estrutura policial no local deve-se ao fato de existir um índice crescente de criminalidade dentro do Assentamento Itamarati, onde há prática de pequenos furtos, inclusive de maquinários agrícolas, além de disparos de arma de fogo em vias públicas, ameaças e até mesmo homicídio. Crimes ambientais, como caça e pesca predatória, além do desmatamento da área de reserva legal.

Foram estes os motivos principais para que fosse criado em agosto de 2003, o Grupamento da Polícia Militar em Itamarati. O policiamento é feito junto com a comunidade, que tem papel fundamental nas denúncias sobre crimes praticados no local.

Diariamente, principalmente à noite, é feito um policiamento ostensivo nas imediações de duas escolas da área, com o intuito de coibir ações de desocupados que não sejam alunos. No Assentamento Itamarati existe um número razoável de foragidos da justiça, até mesmo de outros estados, como Paraná e São Paulo.

Um exemplo desse trabalho sério feito pela Polícia Militar de Mato Grosso do Sul foi à prisão de Paulo Adalberto da Silva, contra ele havia três mandatos de prisão e o mesmo era foragido da Penitenciária Harry Amorim Costa, em Dourados.

Também foram presos José Ramos da Silva e Ademir Dias, ambos por terem cometido furtos e abigeato (furto de gado) no Assentamento e nas Fazendas da região. Somente neste ano, já foram apreendidas cinco armas de fogo de vários calibres. Isso mostra que acima de tudo, a Polícia Militar está presente intensamente nos mais diversos rincões de Mato Grosso do Sul.

 

Mídia Max