18 de outubro de 2004 - 14:08

Novo foco de "gripe do frango" é confirmado no sul do Vietnã

Um segundo foco da chamada "gripe do frango" foi detectado no Vietnã com a morte de pelo menos 2.000 frangos em fazendas avícolas situadas na província de Tien Gang, no sul do país, confirmaram fontes oficiais. O diretor do Departamento de Veterinária do Ministério de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Bui Quang Anh, minimizou a importância do novo foco ao destacar que "poucas fazendas foram afetadas".

No entanto, um funcionário local que pediu para não ser identificado ressaltou que os frangos começaram a morrer no coemço de outubro na comuna de Tan My Chanh, cerca de 1.200 quilômetros ao sul de Hanói. Anh assegurou que várias amostras de frangos procedentes de Tien Gang, onde fica a citada comuna, foram submetidas a análises, cujos resultados serão conhecidos dentro de dez dias, e que outras 3.000 aves foram sacrificadas.

No sábado, as autoridades vietnamitas confirmaram um novo foco de "gripe do frango" nas províncias de Long An e Hau Giang, na zona de Meong Delta, cerca de 230 quilômetros ao sul da cidade de Ho Chi Minh (antiga Saigon). A "gripe do frango" matou 31 pessoas na Ásia, 20 no Vietnã e 11 na Tailândia. Além disso, causou o sacrifício de milhões de aves no mundo todo desde que reapareceu em dezembro de 2003.
 
Folha Online