18 de outubro de 2004 - 13:42

Corinthians tem 1% de chance de chegar à Libertadores

Conterrâneo do técnico Tite, o gaúcho Tristão Garcia, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, crava em seu site na internet (www.infobola.com.br) um número nada animador para a Fiel torcida corintiana. Segundo as previsões do matemático, a possibilidade do Timão chegar entre os três primeiros colocados do Brasileirão e garantir vaga na Libertadores de 2005 é de apenas 1%.

Como o próprio professor explicou recentemente em entrevista à Gazeta Esportiva.Net , 'as chances não se baseiam apenas no número de pontos ganhos, e levam em conta o nível de dificuldade dos próximos jogos e o retrospecto contra as equipes que serão enfrentadas.'

Segundo os cálculos de Tristão Garcia, uma equipe tem de somar 81 pontos para se assegurar na Libertadores sem precisar passar pela repescagem. O cálculo confronta as afirmações de Tite, que acredita conseguir a vaga se fizer qualquer número entre 74 e 78 pontos. Em ambos os casos a vida corintiana não será fácil.

Com apenas dez rodadas para o final do campeonato, o Timão soma 54 pontos e ostenta a oitava posição na tabela, oito pontos atrás do São Paulo, terceiro colocado ao lado do São Caetano. Se Tite for melhor matemático do que Tristão, o Alvinegro precisará somar entre 20 e 24 pontos dos 30 em disputa para chegar à competição Sul-Americana. Se os cálculos do professor estiverem corretos, a situação é ainda mais desesperadora, pois obrigará o Alvinegro a ganhar 27 pontos nas últimas dez partidas.

Para piorar ainda mais o cenário, o Corinthians terá apenas quatro jogos ao lado da Fiel até o final do Brasileirão: Vitória, Fluminense, Vasco e Figueirense. Nos outros seis compromissos, deixa a capital para enfrentar Paraná, Criciúma, Internacional, Cruzeiro, São Caetano e Botafogo.

No primeiro turno, o Timão bateu Vasco, Figueirense, Paraná, Criciúma, Cruzeiro e São Caetano, e empatou com Botafogo, Vitória e Internacional, sendo derrotado apenas pelo Fluminense. Se repetir o desempenho, soma 21 pontos e chega a 75 na tabela, número considerado satisfatório por Tite para assegurar uma vaga. Resta à Fiel Torcida rezar para que a matemática de Tristão Garcia não seja exata, e para que Goiás, Palmeiras, Juventude e São Caetano tropecem nos jogos finais, pois só assim o Corinthians poderá voltar a sonhar com o título que falta na já consagrada sala de troféus do Parque São Jorge.

 

 

Gazeta Esportiva