18 de outubro de 2004 - 08:07

Bush e Kerry voltam a aparecer empatados

O senador democrata John Kerry voltou a aparecer empatado com o presidente George W. Bush na corrida pela Casa Branca, a pouco mais de duas semanas das eleições norte-americanas, segundo uma pesquisa Reuters/Zogby divulgada hoje. A sondagem mostrou os dois empatados com 45% das preferências. No dia anterior, o presidente aparecia com 46% contra 44% de Kerry.

Por volta de 7% dos prováveis eleitores (o voto nos EUA é facultativo) ainda não decidiram em quem votarão no dia 2 de novembro, de acordo com a pesquisa.

No domingo, Kerry fez campanha nos Estados de Ohio e Flórida, enquanto Bush tirou um dia de folga em Washington. Ohio e Flórida estão no topo de uma lista de cerca de 10 Estados ainda indefinidos na votação. Segundo a pesquisa, o senador tem maior apoio com eleitores de áreas urbanas e Bush, de rurais.

A pesquisa foi feita com 1.211 prováveis eleitores entre sexta e domingo e tem uma margem de erro de mais ou menos 2,9 pontos percentuais. A sondagem será feita até dia 1º de novembro, véspera da eleição.

A chamada "tracking poll" combina os resultados de três noites consecutivas de pesquisas e depois elimina os números da primeira noite à medida que uma nova é acrescentada. Isso permite aos pesquisadores registrarem mudanças na posição do eleitorado enquanto elas acontecem.

 

Reuters