18 de outubro de 2004 - 08:03

Governo traz ao Estado Congresso Internacional de Bioenergia

Inicia hoje a partirdas 19 h o Congresso Internacional de Bioenergia, promovido pelo governo estadual, através da Superintendência de indústria e Comércio da Secretaria de Estado da Produção e do Turismo (Seprotur), em parceria com a Rede Nacional de Biomassa para Energia (Renabio). O evento vai até o dia 21 de outubro e está sendo realizado no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo.

“Para nós é um privilégio receber toda essa equipe, até porque a bioenergia é um tema atual e importante, pois é uma nova alternativa de geração de energia limpa”, disse o superintendente de indústria e comércio da Seprotur, Washington Luiz Valente, ao explicar que essa é a primeira vez que um evento dessa natureza é realizado no Brasil.

Na ampla pauta de discussões, entre outros assuntos, está o uso de energias alternativas como biomassa, reflorestamentos, agricultura e biocombustível. Segundo Washington mais de 800 profissionais já confirmaram presença – muitos deles especialistas e técnicos de vários países – e deverão estar participando das conferências e mesas-redondas que irão acontecer ao longo dos três dias do evento.

Para Washington Valente, a oportunidade da vinda desse congresso para o Brasil é impar, já que nesse período Mato Grosso do Sul servirá como vitrine para o mundo em termos de bioenergia. “Em primeiro lugar que esse tipo de evento nunca aconteceu em nosso País que dirá em nosso Estado. Isso sem contar que vamos acabar atraindo novos olhares, já que será feita uma divulgação simultânea, e atrair novos empreendimentos para Mato Grosso do Sul”, comenta.


Conhecendo mais sobre o assunto

A bioenergia ou biomassa são todos os organismos biológicos que podem ser aproveitados como geradores de energia. No Brasil, por exemplo, o consumo total dessa energia é de cerca de 35% de origem hídrica e 25% de origem em biomassa. Isso significa que os recursos renováveis suprem algo em torno de dois terços dos requisitos energéticos do país.

Esse ano três novas centrais geradoras de biomassa (bagaço de cana) entraram em operação comercial no país, acrescentando 59,44 MW (megawatts) à matriz de energia elétrica nacional. O incentivo governamental para a produção de excedente de energia promoverá a intensificação das atividades de modernização do setor. Entre as iniciativas governamentais está o Programa de Incentivo às Fontes Alternativas de Energia Elétrica, o Proinfa, do Ministério de Minas e energia.

Em Mato Grosso do Sul a cana-de-açúcar vem se expandindo como fonte alternativa de energia. Segundo o coordenador da Câmara do Setor Sucroalcooleiro e diretor do Sindicato das Indústrias de Álcool de Mato Grosso do Sul (Sindálcool), Isaías Bernardini, “os primeiros contratos para venda do excedente de produção para a Eletrobrás já foram assinados. Ao total três contratos vão fornecer pelo prazo de 20 anos 48 MW/hora de energia. As fornecedoras são as usinas de Sonora, Sidrolândia e Brasilândia. O programa deverá entrar em operação a partir de 2006”.


Serviço

Para os interessados as inscrições ficam na ordem de R$ 300,00 para o público em geral e R$ 100,00 para professores e estudantes. As inscrições e credenciamento poderão ser feitos na segunda-feira18, a partir das 14h no local do evento. Ainda na segunda, a partir das 19h, vai acontecer a abertura oficial do evento e logo após será realizado um coquetel de confraternização.

Mais informações podem ser obtidas pelo www.porthuseventos.com.br ou pelos telefones (41) 322-1508 e (41) 9902-9457.


Convite de pauta sobre o tema (coletiva)

Local: Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo
Data: 18-10-2004 (segunda-feira)
Horário: a partir das 18h, no com as seguintes autoridades:
José Antônio Felício – secretário de Estado da produção e do Turismo
Washington Luiz Valente – superintendente de Indústria e Comércio
Laércio Couto – coordenador-técnico do evento
Luís Calvo Ramires Júnior – coordenador da Câmara Setorial de Florestas de Miguel Trossero – FAO.
 
 
Agência Popular