16 de outubro de 2004 - 10:55

Semana de Ciência e Tecnologia começa segunda-feira

As escolas que desenvolvem projetos de pesquisa já podem se organizar para a Semana de Ciência e Tecnologia, que começa na próxima segunda-feira e vai até dia 24, coordenada pelo governo estadual, através da Secretaria de Estado de Planejamento, Ciência e Tecnologia (Seplanct). O evento vai reunir cientistas, estudantes e o público leigo para promover momentos de reflexão e de divulgação de conhecimentos científicos e tecnológicos.

Instituída pelo governo federal, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia será organizada todos os anos no mês de outubro, em todo o País, sob coordenação do Ministério da Ciência e Tecnologia. “O objetivo é popularizar o trabalho de cientistas de Mato Grosso do Sul e as inovações para reforçar na sociedade sul-mato-grossense a compreensão da educação científica para o desenvolvimento da cidadania”, explica a técnica pedagógica da Gestão de Ensino Médio da Secretaria de Estado de Educação (SED), Ana Célia de Oliveira Ferreira.

Instituições de ensino e de pesquisa, em diversos municípios, promoverão encontros voltados à divulgação da pesquisa, da ciência e da tecnologia. Todas as atividades serão abertas ao público. Algumas unidades escolares da rede estadual de ensino estarão realizando as feiras científicas e culturais durante a semana.

“As que já realizaram suas respectivas feiras, nós estamos convidando para que promovam atividades para discutir a ciência e a importância da pesquisa entre os alunos”, aponta Ana. Ela lembra que não haverá apenas momentos voltados às ciências biológicas e exatas. “A maioria das pessoas atribui a ciência a essas áreas, mas não é só isso. Haverá, também, encontros para discutir o jornalismo e as artes, por exemplo”, observa.

Em Campo Grande, serão realizadas oficinas, exposições, encontros de iniciação científica e palestras em diversas áreas do conhecimento. Dourados, Corumbá, Aquidauana, Naviraí, Coxim, Ivinhema, Maracaju, Amambai, Nova Andradina e Paranaíba também já elaboraram uma programação para participar da iniciativa de fomento à pesquisa e de divulgação científica.

“Os trabalhos e experiências expostos durante a semana podem despertar, nos estudantes e professores da educação básica, o interesse pela investigação científica. Algumas escolas da rede estadual de ensino já desenvolvem trabalhos que, com algumas adaptações, podem se transformar em projetos de pesquisa e dar contribuições significativas à comunidade”, declara o secretário de Estado de Educação, Hélio de Lima.

A Escola Estadual Padre João Greiner, no bairro Estrela do Sul (Campo Grande), por exemplo, realiza, desde o início deste semestre, o projeto Segredo Vivo, para recuperar a região do córrego Segredo, aliando a atividade prática à produção de conhecimento específico e à disseminação de princípios de preservação ambiental, respeito ao ser humano e ao meio ambiente.

Para obter a programação da Semana de Ciência e Tecnologia em todo o Brasil, acesse o endereço www.mct.gov.br/semanact. As escolas que queiram ter informações de como participar devem entrar em contato com a Gestão de Ensino Médio da SED, pelo telefone (67) 318-2372.

Já a programação da Semana em Mato Grosso do Sul, está disponível no site www.suct.ms.gov.br/semanact.php. Outras informações também podem ser obtidas na Assessoria de Ciência e Tecnologia da Seplanct, através do telefone (67) 318-4042.
 
 
APn