16 de outubro de 2004 - 10:52

Governo seleciona 14 pesquisadores através da Fundect

A Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul) divulgou a relação de aprovados para o Programa de Desenvolvimento Científico Regional, que visa atrair pesquisadores com título de doutor para o Estado. Das 63 propostas recebidas pela Fundect, 14 foram aprovadas e vão receber recursos no valor total de R$ 422 mil para a execução das pesquisas.

Cada pesquisador aprovado vai receber ainda bolsa mensal de R$ 2,8 mil durante 36 meses. Os aprovados residentes em outros estados terão passagens aéreas pagas pelo programa e será concedido também valor equivalente a duas mensalidades adicionais da bolsa para fins de auxílio instalação na cidade destino.

Dos 14 selecionados, sete irão atuar na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Gado de Corte), em Campo Grande; seis na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) e um na Uems (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul). Seis aprovados são de São Paulo, quatro de Minas Gerais, um do Rio Grande do Sul, um do Paraná, um de Santa Catarina e um de Campo Grande. Entre os projetos selecionados, nove são na área de ciências agrárias, três em exatas e dois na área de biológicas. As atividades das pesquisas devem começar em 30 dias.

O Programa de Desenvolvimento Científico Regional visa fixar pesquisadores, com título de doutor, em Mato Grosso do Sul, com a finalidade de renovar o quadro de recursos humanos das instituições públicas e privadas, além de consolidar uma base científico-tecnológica capaz de alavancar setores e atividades consideradas de importância estratégica para o desenvolvimento econômico e social do Estado.
 
Mídia Max