16 de outubro de 2004 - 10:48

Defesa Civil alerta sobre chuvas em sete estados

A Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, enviou alerta aos órgãos estaduais de Defesa Civil de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina sobre a ocorrência de chuvas, raios e ventos fortes. A meteorologista Cristina Lourenço informou que existe risco de granizo nesses estados. Uma frente fria chega ao Sudeste amanhã (18), oferecendo risco de temporais principalmente no centro, leste e sul paulista, além do Triângulo Mineiro, sul de Minas e Rio de Janeiro entre o domingo e a segunda-feira (19).

As rajadas de vento poderão atingir até 80 quilômetros por hora no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul, e entre 60 e 70 quilômetros por hora em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

No Rio Grande do Sul, os temporais atingirão primeiro do extremo oeste ao sul. A frente fria deve avançar hoje sobre o estado, estendendo o risco de temporal até a manhã deste domingo para todas as regiões. O acumulado de chuva poderá ultrapassar os 100 milímetros.

Por causa de ventos de até 80 quilômetros por hora, que deixarão o mar agitado no Rio Grande do Sul, a Defesa Civil desaconselha o tráfego de pequenas embarcações na costa do estado a partir da tarde de hoje até segunda-feira. As ondas variarão entre 2 metros e 2,5 metros de altura e picos de até 3 metros em regiões afastadas da costa gaúcha.

Na noite de hoje e na madrugada de amanhã, as regiões mais atingidas pelas chuvas serão o oeste e sudoeste do Paraná e o oeste e o meio-oeste de Santa Catarina. Neste domingo, a frente fria avança e atinge outras regiões de Santa Catarina e do Paraná.

No Mato Grosso do Sul, o alerta vale para a tarde de hoje e o domingo, durante a passagem da frente fria pela região sul do país, que poderá provocar temporais e, até mesmo, granizo no centro, leste e sul do estado.


As informações são do Ministério da Integração Nacional.