16 de outubro de 2004 - 10:12

Escolas públicas abrirão de fim de semana em MG, ES e PE

A escolas públicas de Pernambuco, Espírito Santo e Minas Gerais abrirão suas portas aos sábados e domingos para alunos e a comunidade. A iniciativa faz parte do programa Escola Aberta, lançado na sexta-feira pelo MEC (Ministério da Educação).

Segundo o ministro da Educação, Tarso Genro, o objetivo é propor atividades de cultura, esporte e lazer. "É um espaço para a construção e reconstrução da cidadania que determina uma nova relação da escola com a comunidade escolar e dos alunos com a própria escola", disse ele.

O programa é resultado de parceria com os ministérios do Trabalho e Emprego, do Esporte e da Cultura com a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).

Inicialmente, 200 escolas públicas da educação básica vão aderir ao projeto. As crianças poderão participar de gincanas e jogos recreativos, e os jovens e adolescentes terão oportunidade de realizar oficinas profissionalizantes.

Para o ministro do Esporte, Agnelo Queiroz, essa será uma boa oportunidade para expandir o Programa Segundo Tempo, no qual as crianças permanecem nas escolas após o período de aulas para praticar esportes.

O Ministério da Educação pretende levar o Escola Aberta para todo o país e chegar a mil estabelecimentos de ensino até o final de 2005. O programa vai gastar R$ 34 milhões, em 40 meses de implantação.
 
 
Folha Online