16 de outubro de 2004 - 08:41

Vereador do PT assume prefeitura de Pedro Gomes

O vereador Adão Teodoro Queiroz (PT) assumiu ontem o comando da Prefeitura de Pedro Gomes, cidade a 298 quilômetros de Campo Grande. O prefeito Enivaldo Gomes Dias Pedroso (PL) e o presidente da Câmara de Vereadores da cidade, Sebastião de Araújo (PT) foram afastados dos cargos na última quarta-feira. O afastamento foi determinado pelo juiz Mário José Esbalqueiro Júnior acatando a uma ação civil pública.

A escolha do novo prefeito foi feita pelos nove vereadores do município em reunião na manhã de ontem. Por cinco votos a quatro, Adão venceu e foi promovido presidente da Câmara Municipal. Pela Lei Orgânica da cidade, o presidente da Casa assume a Prefeitura.

Em segundo lugar e com quatro votos ficou o vereador Jofre Teodoro Júnior (PPS) que assumiu a presidência da Câmara, em substituição ao vereador afastado Sebastião Araújo.

O prefeito e presidente da Câmara foram afastados por denúncias de improbidade administrativa. O vereador afastado Sebastião Araújo informou que licitações feitas pelo município na época em que ele era secretário de Administração da prefeitura e membro da Comissão de Licitação foram consideradas irregulares. Houve suspeita de que a empresa vencedora da licitação era fantasma. Araújo nega.

De acordo com o presidente afastado da Câmara Municipal, o advogado dele e do prefeito, Vladimir Rossi, deve entrar na próxima segunda-feira com uma medida cautelar para tentar reverter a decisão da Justiça.

Pedro Gomes tem população de 8.241 mil habitantes, incluindo zona urbana e rural. O prefeito eleito no último pleito é Francisco Vanderlei Mota (PT), que assume a partir de 1º de janeiro de 2005.
 
RMT Online