16 de outubro de 2004 - 08:33

Primeiro bebê de proveta do Brasil faz 20 anos

A estudante Anna Paula Caldeira, primeiro bebê de proveta do Brasil e da América Latina, completou 20 anos no último dia 7. A universitária de Curitiba nasceu seis anos depois do nascimento, na Inglaterra, de Louise Brown, primeiro bebê fertilizado in vitro no mundo.

A mãe da menina, Ilza, casa pela segunda vez, não podia mais ter filhos - teve cinco no primeiro casamento - porque havia retirado as trompas. Ela topou fazer parte da experiência inovadora, pelas mãos do médico paulista Milton Nakamura, falecido em 1997, informa o jornal O Estado de S. Paulo. "Levo uma vida supernormal", diz Anna Paula.

Hoje, segundo o Estadão, as taxas de gravidez subiram de 15% para 40% a 45% e os custos das técnicas de reprodução assistida baixaram de US$ 8 mil para US$ 3 mil. O o especialista do Centro Reprodução Humana do Instituto Paulista de Ginecologia e Obstetrícia, Arnaldo Cambiaghi, estima que existam no Brasil de quatro a cinco mil pessoas geradas com técnicas de reprodução assistida. No mundo, seriam 100 mil.

 

Terra Redação