16 de outubro de 2004 - 08:22

Bombeiros mantêm buscas no edifício em PE

O Corpo de Bombeiros continua trabalhando na retirada dos escombros do edifício Areia Branca, mas já é remota a possiblidade de se encontrar sobreviventes. O edifício desabou no bairro de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife. Segundo o major do Corpo dos Bombeiros, D'Albuquerque a retiradas dos entulhos vai durar uma semana e o que mais atrapalha os trabalhos é a caixa d'água do prédio, que pesa 40 toneladas.

Três pessoas ainda estão desaparecidas. Cícero Júnior Lima e Silva, de 21 anos, e Ivanildo Martins estariam trabalhando em uma obra no prédio. O terceiro desaparecido seria o bombeiro Alcebíades Júnior, 35 anos. O corpo do porteiro Antônio Félix dos Santos, 35 anos, foi removido na manhã desta sexta. A retirada dos entulhos está sendo feita manualmente e com ajuda de um guincho.

O prédio estava em reformas por conta de um vazamento na caixa d'água. A Defesa Civil havia informado, antes do desastre, que a fissura na caixa não havia comprometido a estrutura do prédio. Após a queda, a caixa, que pesa cerca de 40 toneladas, ficou em cima dos destroços. Na madrugada deste sábado, ela foi retirada com uma escavadeira e começou a ser destruída para que os trabalhos possam prosseguir.

Moradores dos prédios vizinhos que tiveram que deixar os apartamentos por conta do risco de comprometimento da estrutura se dizem inseguros com possíveis saques. A Policia Militar esteve durante todo o dia ajudando no bloqueio da área e afirma que vai identificar o policiamento durante a noite. A Empresa Metropolitana de Trânsito e Transporte (EMTT) conta com 40 agentes por turno para ajudar na fluidez do tráfego.

O diretor da empresa de engenharia Jatobeton, que prestava serviço no edifício Areia Branca, Márcio Aguiar, afirmou que a empresa só foi contatada pelo condomínio na madrugada de ontem e que faltou tempo para a realização de serviços que evitassem o desabamento.

 

 

Terra Redação