16 de outubro de 2004 - 07:04

Cérebro vive permanente conflito de razão e emoção

O cérebro humano enfrenta um conflito permanente entre seu centro de emoção, que procura a satisfação imediata, e a zona da razão, que privilegia os objetivos a longo prazo, revela uma pesquisa publicada hoje pela revista americana Science.

Os pesquisadores de quatro universidades, incluindo Harvard e Carnegie Mellon, descobriram que duas áreas do cérebro disputam permanentemente o controle do comportamento de uma pessoa avaliando as decisões entre a satisfação imediata e os objetivos a longo prazo. O estudo faz parte da "neuroeconomia", uma disciplina que analisa os processos mentais e neurológicos ligados às decisões micro-econômicas do consumidor.

"Esta pesquisa, como as precedentes, mostra que raramente agimos apenas por um impulso", destacou Jonathan Cohen, professor da Universidade de Pittsburgh (Pensilvânia). "Temos diferentes sistemas neurológicos que entram em ação para resolver diversos tipos de problemas e nosso comportamento é ditado pela competição ou cooperação entre eles".

Os cientistas examinaram particularmente as opções de consumo, onde as escolhas de curto prazo são menos racionais que as decisões a longo prazo.

 

Terra