15 de outubro de 2004 - 14:29

Geraldo Resende quer municípios de MS incluídos no Samu

 

O deputado federal Geraldo Resende (PPS- MS) apresentou Indicação ao Ministério da Saúde para que inclua no Serviço de Atendimento Médico de Urgência – SAMU, os municípios sul-mato-grossenses definidos como pólos de micro-regiões. 

Com isso, as cidades de Três Lagoas, Paranaíba, Dourados, Ponta Porã, Naviraí, Nova Andradina, Campo Grande, Aquidauana, Corumbá, Coxim e Guia Lopes da Laguna receberiam 32 ambulâncias do órgão federal. “Contemplando estas cidades, o Ministério da Saúde estaria cobrindo praticamente todo o Estado, além de premiar uma iniciativa pioneira e que tem apresentado bons resultados”, afirma.

A iniciativa a que se refere Resende foi a reorganização dos serviços assistenciais de Mato Grosso do Sul, em 2001, a partir do Plano Diretor de Regionalização da Saúde. 

“Quando estivemos à frente da Secretaria de Estado de Saúde, implantamos o Plano com o objetivo de que cada gestor ou prestador de serviço do Sistema Único de Saúde (SUS) tivesse clareza de seu papel assistencial para a população local e para a população de municípios que integram a Rede de Saúde de sua região”, explica. 

As cidades foram, assim, classificadas em Satélites (para atendimento à Atenção Básica), Sedes de Módulos Assistenciais, Pólos Micro-regionais e Pólos Regionais (que atendem a diferentes níveis de Média Complexidade). Já os atendimentos de Alta Complexidade têm por referência a capital, Campo Grande. 

No documento apresentado por Resende, em julho deste ano e que não obteve resposta até o momento, o parlamentar explica que o SAMU, muitas vezes, beneficia prefeituras que atenderão a toda uma região. “As sete ambulâncias entregues a Ribeirão Preto/SP, por exemplo, beneficiarão 25 cidades. Então, tendo por base esse mesmo critério, sugerimos que os 11 municípios que compõem as micro-regiões sul-mato-grossenses sejam contemplados pelo programa”, defende.

 

 

Assomasul