15 de outubro de 2004 - 13:45

Governo lança campanha de controle a ferrugem da soja

O governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Produção e do Turismo (Seprotur), em parceria com a Embrapa/CPAO, Iagro, Idaterra, DFA, Famasul, Fundação Chapadão, Fundação MS, UEMS, Uniderp, UCDB, Sindicatos Rurais, Cooperativas, Secretarias Municiais de Agricultura, Associação dos Engenheiros Agrônomos, Fundação Educacional para o Desenvolvimento Rural (Funar) e Bayer Cropscience, lançará no dia 19 próximo, a partir das 8h30, no Novotel, o Programa Estadual de Monitoramento da Ferrugem da Soja em Mato Grosso do Sul.

Através dessa iniciativa a secretaria espera que a contaminação das lavouras possa ser combatida de forma eficiente e em tempo hábil, evitando assim trabalhos desnecessários e os altos custos gerados aos agricultores no controle da doença, que em âmbito nacional, chegou a causar prejuízos na ordem de US$ 2 bilhões na safra 2003/04.

Para evitar o avanço da ferrugem será criado um sistema de identificação, as chamadas áreas de “sentinelas”. Dessa forma o Estado foi dividido em quatro regiões – Dourados, Maracajú, Naviraí e Chapadão do Sul – para atender com mais eficiência a necessidade dos produtores. Cada uma das áreas trabalhará com um laboratório equipado, onde serão executadas as análises do material colhido.

Conforme antecipa Dito Mário, superintendente de Agricultura e Pecuária, “a meta é que a resposta em relação à presença do fungo saia em 24 horas após envio para análise. A idéia principal é tentar descobrir o quanto antes se a região está contaminada pelo fungo”.

Capacitação -Desde a última semana estão sendo realizadas reuniões técnicas pelo interior do Estado onde engenheiros agrônomos, técnicos agrícolas e a iniciativa privada estão sendo preparados para participarem do programa. O conteúdo baseia-se nos conhecimentos teóricos a respeito da doença. “É fundamental a participação de todos. Estamos esperando o maior número possível de profissionais. Afinal, disseminar o conhecimento pode ser uma forma de prevenção”, alega o gerente de defesa sanitária vegetal do Iagro, Gonçalo Sabino Lima Lobo.

As primeiras reuniões aconteceram em Chapadão do Sul e São Gabriel do Oeste. Na terça-feira, o encontro vai acontecer em Campo Grande, durante o lançamento da campanha no Novotel. Até o fim desse mês mais cinco cidades deverão receber os capacitadores. São elas: Naviraí, dia 21, Ponta Porã, dia 22, Amambaí, dia 25, Maracajú, dia 26 e Dourados, no dia 28.

Já os agricultores serão capacitados pela Fundação Educacional para o Desenvolvimento Rural (Funar), que ministrará palestras nos principais municípios produtores em parceria com os Sindicatos Rurais.


PROGRAMA

Dia 19.10.04
08h30 – Lançamento do Programa de Controle de Ferrugem da Soja
9h – Coletiva a imprensa local
10h30 – Início do Simpósio de Doenças de Soja – Bayer Cropscience
12 – Almoço
13h30 – Reinício dos trabalhos
17h30 – Encerramento
 
 
Agência Popular