15 de outubro de 2004 - 10:02

Intel cancela lançamento de Pentium de 4 GHz em 2004

A Intel, maior fabricante de processadores do mundo, cancelou o lançamento de um chip Pentium 4 de 4 GHz, produto top de linha e que deveria ser o mais rápido produzido pela companhia.

A empresa norte-americana vai transferir os engenheiros envolvidos no desenvolvimento do produto para uma outra unidade, que está desenvolvendo processadores de dois núcleos. Os processadores reúnem os recursos de dois chips em apenas um processador.

De acordo com Chuck Mulloy, um porta-voz da empresa, os chips com dois núcleos terão versões micros pessoais, computadores portáteis e servidores. Eles devem começar a ser vendidos no próximo ano.

O anúncio indica também que a Intel, assim como a AMD, sua principal rival, está mudando o foco de desenvolvimento.

Em vez de se concentrar em produzir os chips mais rápidos, a companhia procura desenvolver produtos com mais recursos, como capacidade de executar vários programas ao mesmo tempo, segurança reforçada e multimídia.

Problemas

Até o momento, o chip mais rápido da Intel é o Pentium 4 de 3,8 GHz. A empresa, entretanto, havia anunciado antes que estava com problemas para quebrar esse limite de velocidade e lançar um Pentium de 4 GHz.

Em julho, a fabricante de processadores disse que não conseguiria produzir o novo chip em grandes quantidades sem recursos extras de engenharia. Por isso, a empresa preferiu investir no desenvolvimento de processadores de dois núcleos.

"Não foi uma decisão fácil desistir do chip de 4 GHz, mas para a Intel e nossos clientes essa é a decisão certa", afirmou Mulloy.
 
 
 
Folha Online