15 de outubro de 2004 - 09:16

Governo vai construir quadra poliesportiva em assentamento

O governo estadual, através da Secretaria de Estado da Juventude e do Esporte e Lazer (Sejel), está tornando possível a prática adequada do esporte no assentamento Campanário, localizado no município de São Gabriel do Oeste. Atendendo reivindicação da população local, por meio da Associação Campanário de Agricultores Familiares (Acafe), a Sejel está viabilizando a construção de uma quadra poliesportiva no local.

A obra, orçada em pouco mais de R$ 11 mil, vai beneficiar cerca de 1,5 mil pessoas. De acordo com o presidente da Acafe, Roque Luiz Buzanello, não existe local adequado para a prática esportiva no assentamento. “A construção da quadra vai resolver esse problema, principalmente para os mais de 260 estudantes que hoje fazem Educação Física na rua”, contou.

O projeto vai ainda melhorar a qualidade de vida dos assentados, por proporcionar espaço de esporte e lazer para a comunidade. Inicialmente o local deve ser usado apenas para aulas de Educação Física, recreação e lazer, mas a idéia é, em breve, poder oferecer aulas de iniciação esportiva para os moradores do assentamento Campanário.

Segundo Roque, a construção da quadra é a concretização de um anseio da comunidade. “Está todo mundo ansioso. Nós lutamos muitos por isso e agradecemos ao governo e a secretaria. A gente nunca teve a oportunidade de conseguir recursos para realizar nosso sonho de ter a quadra na comunidade.”

Na opinião do secretário Rodrigo Terra, atender os desejos da comunidade, melhorando a qualidade de vida e aumentando a prática esportiva local, são obrigações da Sejel. “Nossa filosofia inclui a parte de infra-estrutura. Estamos sempre procurando melhorar e criar espaços adequados para a prática do esporte e lazer. Sem oferecer essas condições, que são primordiais, é praticamente impossível alcançar objetivos como educar pelo esporte, despertar o gosto pela prática esportiva, detectar talentos esportivos e aumentar a integração da comunidade”, afirma Terra. A obra deve ser iniciada ainda este mês e a quadra entregue à população do Campanário até o final do ano.
 
 
APn