14 de outubro de 2004 - 17:50

Dólar fecha com alta de mais de 1% e Bovespa cai quase 1,5%

O mercado doméstico manteve esta quinta-feira o movimento de ontem, alta do dólar e queda da Bovespa. A tendência foi acentuada pelo reajuste dos combustíveis anunciado pela Petrobras, que ficou abaixo do esperado. O dólar comercial fechou cotado a R$ 2,871 na compra e R$ 2,873 na venda, com alta de 1,16% ante o encerramento de quarta-feira. Na bolsa paulista, o Ibovespa somou 22.959 pontos, com queda de 1,42%.

O reajuste dos combustíveis pela Petrobras, comentaram analistas, pressionava a divisa norte-americana. "Esse aumento na gasolina abaixo do esperado contribuiu para a piora do mercado, o mercado esperava mais, algo em torno de 10% e não esse aumento de 2%", comentou Jorge Kattar, responsável por derivativos do Rabobank, em São Paulo.

O reajuste no preço da gasolina e do diesel será feito a partir da zero hora da sexta-feira. Nas refinarias, a gasolina vai subir 2,4% e o diesel, 4,8%.

Segundo Kattar, o aumento menor é visto pelo mercado como "um movimento político, ao invés do governo esperar um pouco para analisar mais e dar um reajuste maior".

A Bolsa de Valores de São Paulo operava em queda de mais de 1% nesta quinta-feira, deprimida pelas ações da Petrobras, que caíram após a estatal anunciar o aumento dos combustíveis.

 

Invertia