14 de outubro de 2004 - 10:50

Multinacional banca combate à ferrugem asiática em MS

O governo estadual lança no dia 19, às 8h30, o Programa Estadual de Combate à Ferrugem Asiática, doença que chegou há dois anos no Brasil e ataca plantações de soja. As ações de combate serão financiadas pela multinacional Bayer e vão envolver, além da empresa, Secretaria Estadual de Produção e Turismo, Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) e entidades representantes dos agricultores.
Segundo o superintendente de Agricultura e Pecuária do governo do Estado, Benedito Mário Lázaro, além da Embrapa de Dourados, outros três laboratórios farão análises de lavouras infectadas: Fundação MS, Sindicato Rural de Chapadão do Sul e Cooperativa de Agricultores de Naviraí.
Serão estabelecidas cinco áreas sentinelas, espécie de postos referenciais para monitoramento do avanço e combate à ferrugem asiática. O governo vai pagar apenas pela publicidade da campanha, mas os custos ainda não foram divulgados.
A Bayer, conforme o anúncio oficial, também vai treinar agrônomos de todo o Estado para fazer a pulverização correta das lavouras. No ano passado, houve perdas decorrentes do manuseio inadequado dos produtos.
 
 
 
Campo Grande News