7 de julho de 2004 - 13:02

Brasil estréia contra o Chile na 41ª Copa América

Por Santiago Piedra AREQUIPA, Peru, 7 jul (AFP) - O favorito Brasil enfrenta o Chile em sua estréia na 41ª edição da Copa América, em partida válida pelo Grupo C a ser disputada na quinta-feira, uma rodada que terá um jogo entre as outras duas seleções da chave, Paraguai e Costa Rica.

Assim como a maioria dos participantes da Copa América do Peru, os países do Grupo C estão disputando as eliminatórias para a Copa do Mundo de 2006 na Alemanha. As seleções de Paraguai e Costa Rica também participarão das Olimpíadas deste ano, em Atenas.

Em conseqüência, a Copa América será um tipo de laboratório para testar jogadores e deixar descansar as estrelas dos times, que devem ser preservadas na perspectiva das Olimpíadas e das eliminatórias.

O Brasil, hexacampeão da Copa América e pentacampeão mundial, apresenta um "ótimo time", formado por jogadores ansiosos para mostrar seu valor e por "ganhar a Copa", segundo as palavras do treinador Carlos Alberto Parreira, que aponta Argentina e Colômbia como favoritos da competição.

Na ausência de Ronaldo e de Ronaldinho Gaúcho, brilharão as estrelas de Kléberson, Luís Fabiano, Adriano e Edu.

O Chile, terceiro colocado nas eliminatórias sul-americanas com 11 pontos (dois a menos que o líder Brasil) já deixou bem claro que sua seleção não está entre as favoritas do torneio e que o principal objetivo era chegar à Copa do Mundo de 2006.

O capitão e principal estrela do elenco chileno, Marcelo Salas, não disputará a competição, da qual o Chile já foi vice-campeão quatro vezes, mas que nunca conseguiu vencer.

Brasil e Chile jogam na cidade peruana de Arequipa.

Por sua vez, a Costa Rica foi convidada pela terceira vez à Copa América, depois de participar das edições de Colômbia-2001 e Bolívia-1997.

A seleção da América Central, liderada agora pelo colombiano Jorge Luis Pinto, também tem ausências importantes, como Paulo César Wanchope, mas mostra disciplina ante a dureza do novo técnico, que avisou: "Quero uma Costa Rica forte e sem complexos".

Por sua vez, o Paraguai tentará conquistar a Copa América pela terceira vez.

A seleção paraguaia, quarta colocada nas eliminatórias sul-americanas, e que se classificou às Olimpíadas de Atenas junto à Argentina, contará com Carlos Paredes (Reggina-Itália) e Carlos Gamarra (Inter Milão-Itália).

O Brasil conquistou seu último título da Copa América na edição de 1999 no Paraguai.