14 de outubro de 2004 - 08:30

Cai número de compradores de música pela internet

O número de internautas dispostos a pagar para baixar músicas por meio de serviços como a loja virtual iTunes, da Apple, está diminuindo, de acordo com um estudo da NPD, especializada em pesquisas de mercado.

O número de usuários, que atingiu recorde em abril, com 1,3 milhão de pagantes, caiu para cerca de 1 milhão nos três meses seguintes, diz um estudo da NPD. A queda coincide com o fim de promoções e incentivos oferecidos pelas lojas.

Entre dezembro do ano passado e julho deste ano, a iTunes se manteve como a principal loja de downloads, responsável por 70% das canções vendidas legalmente.

A loja virtual Napster ficou em segundo lugar, com 11% de participação. A MusicMatch, RealNetworks e Wal-Mart dividem a terceira posição, com participação de 6% no segmento de vendas de músicas no formato digital.

"Nossa pesquisa sugere que nesse estágio, o importante é criar demanda pelos downloads pagos", disse Russ Crupnick, vice-presidente do NPD.

"As promoções funcionam, mas elas têm um efeito de curto prazo. As empresas devem se concentrar em criar demanda sem precisar de promoções, para que seja criado um efeito positivo no público alvo."

Ainda de acordo com o estudo, o número de usuários das redes de troca de arquivos (P2P, ou peer-to-peer, em inglês) continua crescendo.

Em agosto de 2003, havia 5,1 milhões de casas com pelo menos um usuário dessas redes nos Estados Unidos. Em julho de 2004, o número de usuários de redes P2P havia subido para 6,4 milhões.
 
 
Folha Online