13 de outubro de 2004 - 17:32

Seleção do MS é campeã brasileira de basquete

A seleção sul-mato-grossense feminina de basquetebol juvenil (até 18 anos) conquistou o título brasileiro da primeira divisão e garantiu vaga na elite do basquetebol nacional. A campanha foi impecável. As meninas venceram todos os jogos e ainda tiveram a cestinha da competição.

A disputa aconteceu entre os dias 4 e 9 de outubro, em Jataí (GO). Para chegar ao título, a seleção do Estado venceu cinco jogos. Na estréia, as meninas do técnico Luiz Magalhães venceram a equipe de Mato Grosso por 85x68. O segundo confronto foi contra as meninas de Rondônia. A seleção de Mato Grosso do Sul ganhou novamente. O placar foi 79x46.

A vitória pela maior diferença de pontos aconteceu no terceiro jogo. Enfrentando as donas da casa, as meninas do Estado mostraram superioridade fechando a partida com 78 pontos de diferença: 102x24. A vaga na final foi garantida após a vitória sobre a equipe de Minas Gerais por 98x63.

O título foi disputado contra a seleção de Mato Grosso. As meninas de Mato Grosso do Sul mantiveram a regularidade e garantiram o primeiro lugar, ao vencer por 72x52. O Estado ainda teve a cestinha e maior pontuadora da linha dos três da competição, a atleta Thais Magalhães, integrante do projeto estadual Talento Esportivo.

De acordo com o presidente da Federação Sul-mato-grossense de Basketball, Reginaldo de Melo Senna, a conquista foi resultado de um trabalho que já vem sendo desenvolvido há vários anos. “Essas meninas estão sendo preparadas há sete anos. Com o apoio do Fundo de Investimentos Esportivos criamos o MS Olímpico e estamos podendo trabalhar o basquete de base para formar os atletas”, comentou ele.

O Secretario de Estado da Juventude e do Esporte e Lazer, Rodrigo Terra, parabenizou as meninas pela conquista e afirmou que os resultados conseguidos pelo Estado são conseqüência da política de esporte desenvolvida no Estado. “Conquistas como essas mostram que a Sejel e o Governo Popular estão no caminho certo ao investir tanto no esporte de base, quanto no esporte de rendimento. Os resultados estão aparecendo. Mato Grosso do Sul está quase sempre entre os primeiros nos campeonatos que disputa”, disse ele.

Com o resultado, a seleção sul-mato-grossense feminina de basquetebol juvenil conquistou vaga na divisão especial e já participa de um campeonato da categoria, no próximo mês, em São Paulo.
 
Apn