13 de outubro de 2004 - 10:59

Seminário de Psicologia do Esporte reúne 400 pessoas

Cerca de 400 pessoas participaram do Seminário de Psicologia do Esporte, da Iniciação ao Rendimento, promovido pelo governo estadula, através da Secretaria da Juventude e do Esporte e Lazer, em parceria com a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Educação de Mato Grosso do Sul (Fadems) e o Departamento de Educação Física da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). Importantes personalidades da psicologia do esporte, como os professores Benno Becker Júnior, autoridade mundial no assunto, e Kátia Rúbio, autora de vários artigos na área, participaram do evento.

Foram realizadas cinco conferências e 14 oficinas, com o objetivo de aumentar o conhecimento dos participantes sobre a psicologia do esporte. O seminário também abriu espaço para apresentação de trabalhos científicos dos tipos pesquisa e experiência de vida.

De acordo com um dos responsáveis pelo evento, o psicólogo Carlos César Netto, o evento foi mais um passo em direção à consolidação da psicologia do esporte como peça fundamental no desenvolvimento esportivo. “Durante o seminário pudemos discutir a importância do tema, reunindo profissionais da educação física e da psicologia. Precisamos arraigar a psicologia do esporte, já que sua importância na formação e desenvolvimento do atleta é fundamental”, comentou.

Carlos César avaliou o evento como positivo e de boa aceitação pelo público-alvo. “A participação foi boa. O público pôde ouvir importantes personalidades da psicologia do esporte e aprender um pouco mais sobre o assunto. Para nós também foi importante para mostrar o trabalho que já estamos desenvolvendo no Estado, com técnicos, atletas e suas famílias”, afirmou o psicólogo.

Na Sejel, a psicologia do esporte já vem sendo usada, principalmente nas escolinhas de futebol, integrantes do Esporte Popular. Nesse projeto as crianças e adolescentes, além de aprenderem técnicas do esporte, têm acompanhamento pessoal, familiar e escolar.
 
 
APN