13 de outubro de 2004 - 09:43

Escolas podem pedir kit para ensinar história do telefone

Com o intuito de ensinar a história da telecomunicação e do telefone a crianças e adolescentes, a Fundação Telefônica preparou um kit que pode ser emprestado às escolas públicas e privadas de São Paulo gratuitamente. Com o apoio de materiais didáticos e objetos, os alunos podem conhecer desde o conceito que originou o telefone, em 1876, até versões das décadas de 20 (o telefone magneto) ou de 40 (o telefone automático de disco).

No chamado "Kit Feira de Ciências", além dos modelos de 20 e 40, há uma prancha magneto (equipamento usado no interior dos aparelhos antigos), uma fibra óptica (filamento de fios por onde desliza a luz, que estão substituindo os antigos fios de cobre) e um telefone dos anos 80 completamente desmontado.

São enviados também, junto com o Kit, exemplares do "Almanaque do Telefone", publicado pelo Núcleo Memória Telefônica neste ano, e um CD-Room do game "Bellatrix e o Palácio do Tempo Uma Visita ao Início da Telefonia".

Para conseguir o empréstimo, as escolas devem fazer o agendamento prévio no Núcleo de Memória Telefônica, pelo telefone 0/xx/11/3105-4481 ou pelo e-mail historia@telefonica.org.br. Para retir o Kit, é preciso que uma pessoa maior de idade compareça ao local com um Ofício de um membro do corpo docente da escola.
 
 
Folha Online