13 de outubro de 2004 - 09:35

MEC divulga dados do Censo da Educação Superior 2003

O ministro da Educação, Tarso Genro, o presidente do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, ligado ao MEC), Eliezer Pacheco, e o secretário de Educação Superior (SESu/MEC), Nelson Maculan, divulgam nesta quarta-feira (13) os dados do Censo da Educação Superior 2003.

O levantamento reúne, anualmente, uma série de dados do ensino superior no país, com a finalidade de fazer uma radiografia desse nível educacional. As instituições de ensino superior respondem ao questionário do censo por meio da internet --em 2002, mais de 1,6 mil entidades participaram.

Com base na análise do conjunto de dados, o objetivo do Censo da Educação Superior é oferecer aos gestores de políticas educacionais uma visão das tendências desse nível de ensino.

Dados

O estudo do Inep trará, por exemplo, o número de novos cursos autorizados a funcionar no país em 2003. Em todo o governo Luiz Inácio Lula da Silva, até junho, o MEC (Ministério da Educação) já havia autorizado o funcionamento de 1.760 novos cursos de ensino superior no país --média de 3,4 abertos por dia. Tal balanço é relativo a faculdades e institutos superiores, desconsiderando dados referentes a universidades e centros universitários, que têm autonomia para abrir novas disciplinas.

O Censo da Educação Superior também mostra quantas vagas foram abertas no setor público e privado, o perfil dos alunos, os cursos mais procurados, o nível de formação dos docentes, o patamar da evasão, a concentração de vagas por região, entre outros dados.
 
Folha Online