13 de outubro de 2004 - 07:23

Polícia mata traficante mais procurado do Rio de Janeiro

A Polícia Civil realizou hoje uma operação no Morro de São Carlos, no Rio de Janeiro. Na troca de tiros, o traficante Irapuan David Lopes, o Gangan, o mais procurado do Rio, ficou ferido. Ele foi levado para o Hospital Souza Aguiar, mas não resistiu e morreu. O secretário de Segurança Pública do Rio, delegado Marcelo Itagiba, determinou a ocupação do morro.

Cerca de 60 policiais do Batalhão de Choque (BPChoque), do 1º BPM (Estácio), do Grupamento Especial Tático Móvel (Getam) e do Batalhão de Operações Especiais (BOPE), estão nas vias de acesso à favela. O maior objetivo é evitar manifestações.

A operação foi comandada pelo chefe de Polícia Civil Álvaro Lins e pelo titular das delegacias especializadas, Alan Turnovisk. Segundo a polícia, a operação foi bem sucedida e pegou os traficantes de surpresa, por ter sido muito cedo.

Apenas nove policiais civis foram convocados para a operação ao lado dos delegados, pois a polícia temia que a informação sobre o paradeiro de Gangan vazasse.

Lins disse ao telejornal Bom Dia Rio que a operação policial para prender o traficante começou há um ano. O local em que ele eventualmente se escondia no morro foi descoberto há cerca de três meses.

 

Terra Redação