7 de julho de 2004 - 10:19

Gripe asiática mata 8.160 aves na China

Alerta disparado pela OIE (Organização Internacional de Epizootia) informa que 8.160 aves já morreram ou foram destruídas na China na última semana, em decorrência do novo foco de Influenza Aviária (gripe asiática) descoberto no país.

Desde fevereiro, o governo chinês havia decretado seu território como livre da epizootia, mas se mantinha alerta e consciente da possibilidade de que novas ocorrências surgiriam, devido à grande abrangência da doença, que dizimou o segmento avícola da Ásia no início deste ano.

O vírus novamente encontrado é o H5N1, altamente contagioso e que levou a óbito 24 pessoas este ano no continente através de sua variante humana, conhecida como gripe do frango.

A China se encontra em alerta máximo, para tentar manter o foco sob controle. Entretanto, acredita-se que as aves em questão tenham sido contagiadas por aves migratórias e aquáticas silvestres, o que aumenta o temor das autoridades sanitárias do país quanto a uma nova possível epidemia.

Todas as medidas de segurança estão sendo tomadas, como sacrifício sanitário, vacinação, quarentena e controle de tráfego de animais no interior do país.