9 de outubro de 2004 - 07:23

Dois Irmãos um dos municípios que poderá ter nova eleições

Dois Irmãos do Buriti, cidade localizada a 110 quilômetros de Campo Grande, poderá ter nova eleição para prefeito, uma vez que o número de votos nulos superou 50% dos válidos.

A constatação é do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) que identificou 28 municípios brasileiros nesta situação. Em nota o tribunal, esclarece, no entanto, que a inclusão na lista não significa outro pleito, isso porque estão listados também candidatos eleitos que tiveram votos computados como nulos, em decorrência de estarem com o registro da candidatura indeferido.

Esse pode ser a situação do município sul-mato-grossense, uma vez que o candidato reeleito, Osvane Ramos (PT) disputou as eleições mesmo tendo o registro cassado pela juíza eleitoral de Aquidauana, Cintía Leteriello. No entanto, na quarta-feira o TRE (Tribunal Regional Eleitoral) decidiu por reverter a cassação.

Entre 20 e 40 dias, o TRE (Tribunal Regional Eleitoral), de acordo com o artigo 224 da Lei Eleitoral, vai determinar novas eleições, mas somente nos municípios onde o número de votos nulos atingiu mais da metade dos registrados, depois de julgados e publicados todos os recursos ajuizados no TSE, a chamada decisão transitada em julgado.
 
Agência Brasil