8 de outubro de 2004 - 15:41

Ônibus lotados em CG , F. do Sul entre os mais procurados

O feriado prolongado com o fim de semana está causando corrida às companhias aéreas e de transporte rodoviário de passageiros em Campo Grande. Segunda-feira é comemorado o dia da criação de Mato Grosso do Sul e, na terça-feira, Dia de Nossa Senhora Aparecida, em nível nacional.
Além da folga do trabalho, um fator que ajuda na programação de viagens é que hoje muitas pessoas já estarão com os vencimentos em conta. É o caso dos 54 mil servidores públicos estaduais, aos quais o governo deposita hoje R$ 65 milhões em salários.
A Viação Motta incluiu nove carros extras para saírem amanhã da Capital, incremento de 31% nos horários de rotina, que totalizam 19. Considerando que cada veículo leva 42 passageiros, são 378 a mais que em dias normais, só por essa companhia.
Já a partir de hoje sai um carro extra para São Paulo, o destino mais procurado. “Vamos ter carros extras para São Paulo, Belo Horizonte, Ribeirão Preto, Presidente Prudente e Cuiabá”, afirma o gerente de vendas da empresa, César Tolentino de Barros.
Os vôos da TAM para o fim de semana já estão com 85% de lotação, com a maior disputa por bilhetes de embarques no sábado, segundo o gerente Ivan Olivieri. A maior procura, segundo ele, é para o Nordeste, além de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.
O gerente afirma que, embora ainda não saiba mensurar, a procura certamente é maior que no mesmo período do ano passado. “Quem pretende viajar tem de correr e entrar em contato com as agências”, orienta.
A Andorinha elevou o número diário de 50 horários para 65, com ênfase para amanhã, quando deve ocorrer o maior movimento. Hoje já são três carros-extras, um para Cuiabá (MT) outros dois para Corumbá. Os extras estarão nas linhas do Rio de Janeiro, Campinas, Corumbá e Cuiabá.
Dentre os destinos no Estado, Corumbá está sendo o mais procurado e por isso foram reservados oito ônibus extras para o município amanhã. O atrativo é a 21ª Edição do Festival Internacional de Pesca Esportiva do Pantanal, que começa na sexta-feira.
O encarregado de agência da Andorinha, Atanaíde Machado, acredita que desta vez o movimento esteja 30% maior que durante o mesmo período de 2003 e afirma que não vai faltar espaço a quem resolver viajar de última hora. “Como o feriado de 11 de outubro é estadual não temos dificuldades em solicitar carros de fora”, explica.
As 29 vans autorizadas pela Agepan (Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos) para atuarem em percursos de até 120 quilômetros, já estão lotadas, segundo a presidente do sindicato do setor, Magna Ajala. “Trabalhamos com pré-agenda e estamos com tudo cheio, ida e volta. Só vamos ter lugar novamente na terça-feira”, diz. Cada um dos veículos tem de 10 a 19 assentos.
Os destinos mais procurados são Camapuã, Sidrolândia, Maracaju, Ribas do Rio Pardo de Coxim a Sonora e Fátima do Sul a Dourados. O preço é equivalente ao das passagens de ônibus, segundo Magna, com a vantagem do conforto do passageiro ser buscado em casa. As informações são do Campo Grande News.