29 de junho de 2004 - 12:56

Professores de MS passarão por avaliação em agosto

Durante a divulgação, nesta manhã, na escola estadual Maria Constança Barros Machado, em Campo Grande, do resultado do Saems (Sistema de Avaliação da Educação Básica de Mato Grosso do Sul), o secretário de Estado de Educação, Hélio de Lima, anunciou a realização no próximo mês de agosto de um exame entre professores das redes estadual, municipal e particular de ensino.
De acordo com Hélio de Lima, a avaliação terá caráter subjetivo e vai apurar questões como níveis de stress e qualidade de vida dos educadores. O Saems avaliou os alunos das quarta e oitava séries do Ensino Básico e do 3º ano do Ensino Médio, em Língua Portuguesa e Matemática, de 1.501 escolas municipais, estaduais e particulares no Estado. Os 118.000 estudantes que participaram do Saems responderam a 170 questões, das quais 39 foram de Matemática e 39 de Português.
Os diretores da Rede Estadual vão se reunir amanhã para analisar os resultados do Saems e estudar medidas para melhoria do ensino, enquanto os das redes privada e municipal se encontrarão na quinta-feira. O estudo, que custou mais de R$ 600.000,00, foi realizado pela Secretaria de Estado de Educação, em parceria com a UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), Universidade Federal de Juiz de Fora e Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais).