7 de outubro de 2004 - 17:39

Governo reaquece comércio com pagamento dos servidores

O comércio de Campo Grande estima que as vendas para o Dia das Crianças, comemorado no dia 12 de outubro, aumentem em até 12%, segundo estimativa do presidente da Associação Comercial e Industrial de Campo Grande (ACICG), Benjamin Chaia. Se por um lado a greve dos bancários prejudica as vendas para a data comemorativa, por outro, o Governo do Estado cumpre com o pagamento dos funcionários públicos em dia e alavanca o setor, que é um dos que mais crescem na Capital e em todo Mato Grosso do Sul.

Segundo Chaia, o pagamento dos salários, que ocorre amanhã e totaliza cerca de R$ 65 milhões é representativo porque ocorre justamente em momento difícil para os comerciantes devido à greve dos bancários. “O dinheiro injetado pelo governo faz com que o comércio reaja muito, mesmo com o prejuízo da greve”, avaliou Chaia. O comércio em Campo Grande abre durante todo o feriado, das 8h às 18h, inclusive no domingo (10-10), sendo o sábado (09-10) o dia em que se espera o maior movimento as lojas. O Dia das Crianças está entre uma das datas mais importantes para o comércio.

O presidente da ACICG afirmou ainda que nos últimos dois anos o comércio em Campo Grande tem crescido acima do esperado, principalmente em função dos pagamentos realizados em dia pelo Governo Popular e a parceria entre a associação comercial e empresários que fazem o parcelamento e a renegociação de dívidas. “Em 2002 o crescimento do comércio foi de 10%, no ano passado esse aumento chegou a 18% e ainda estamos analisando o desenvolvimento do setor para esse ano”, afirmou Chaia.

A confiança conquistada pelo Governo do Estado entre empresários e trabalhadores foi outro fator apontado como primordial para o desenvolvimento do comércio, conforme o presidente da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), Adeilton Feliciano do Prado. “Hoje o pagamento com data certa evita transtornos que o comércio enfrentava há alguns anos quando os salários dos servidores atrasavam. Hoje é possível haver planejamento comercial e temos a garantia de um funcionamento melhor do setor, por isso, só temos a agradecer e parabenizar o Governo Popular”, analisou Adeilton Prado.
 
 
Agência Popular