7 de outubro de 2004 - 16:22

Falta de chuva pode atrasar o plantio da soja em MS

Caso não chova numa quantidade considerável até o dia 15 de outubro, o plantio da soja em Mato Grosso do Sul deve atrasar e a previsão de aumento da área plantada pode ficar comprometida. A análise é do presidente da Aprossul (Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso do Sul), Carmélio Romano Roos, alertando que a situação é mais crítica no centro-sul do Estado, onde o plantio começa na próxima semana.

Roos explica que para a safra 2004/05 a previsão era de que a área plantada aumentasse para 1,9 milhão de hectare, mas isso não deve se confirmar com a falta de chuva no Estado. De acordo com o presidente da Aprossul, o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) prevê que entre o dia 11 e 15 de outubro deve chover em Mato Grosso do Sul, mas o instituto não sabe precisar a quantidade das precipitações pluviométricas.

O presidente da Aprossul explica que, se a chuva demorar a chegar, os sojicultores, além do atraso, já enfrentarão algumas perdas indiretas. “Tem de chover e tem de chover muito, caso contrário a situação vai ficar complicada”, explica Carmélio Roos, prevendo que os agricultores de Mato Grosso do Sul devem se preparar para um período de pouca chuva nos próximos meses.

 

Mídia Max News