7 de outubro de 2004 - 16:09

Argentina defende tabu de 15 anos contra Uruguai

Na estréia do técnico José Pekerman, a Argentina enfrenta o Uruguai, neste sábado, em Buenos Aires, pela nona rodada das eliminatórias para a Copa-2006, defendendo um tabu de 15 anos sem perder para o rival.

Segundo dados da AFA (Associação do Futebol Argentino), o último revés de sua sua seleção para o Uruguai aconteceu na Copa América-1989, no Brasil, quando caiu por 2 a 0, em jogo disputado no Maracanã.

A invencibilidade argentina dura nove jogos, com quatro vitórias e cinco empates. De acordo com a AFA, Argentina e Uruguai já se enfrentaram 179 vezes, com 80 vitórias argentinas e 53 uruguaias.

O último duelo entre os dois rivais foi neste ano na Copa América do Peru, com vitória argentina por 4 a 2. Nas eliminatórias da Copa-2002, houve um empate (1 a 1) e um triunfo da Argentina (2 a 1).

Para o técnico do Uruguai, Jorge Fossati, uma das preocupações é o excesso de jogadores pendurados com cartão amarelo --Sebastián Viera, Alejandro Lago, Javier Delgado, Marcelo Sosa e Diego Forlán.

Viera, Delgado e Sosa serão titulares no clássico, enquanto Lago disputa uma vaga com Alejandro Lembo, no lugar do lesionado Paolo Montero, e Forlán compete com Chevantón por um lugar no time.

O Uruguai aparece em sétimo lugar nas eliminatórias sul-americanas, com dez pontos, enquanto a Argentina está em segundo, com 15, um ponto atrás da seleção brasileira, que joga contra a Venezuela.
 
 
Folha Online