7 de outubro de 2004 - 13:47

Cooperativismo responde por 35% da produção agrícola

O presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Márcio Lopes, elogiou o fato de o atual governo ter a iniciativa de criar marcos conceituais e orientações de políticas públicas que estimulem o crescimento do cooperativismo no país. Ele ressaltou que, mesmo sem o apoio necessário, o cooperativismo brasileiro já é destaque na agricultura, respondendo por 35% da produção agrícola nacional.

O presidente da Frente Parlamentar Cooperativista, que reúne 226 deputados e 18 senadores, deputado Odafir Zonta, destacou que o governo está "inserindo a palavra que faltava" para o fortalecimento do cooperativismo brasileiro: vontade. “Vontade de fazer acontecer um cooperativismo livre de ideologias, de facções político-partidárias e de qualquer tipo de discriminação”.

Para o ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, o Grupo de Trabalho Interministerial (GTI) Plano Brasil Cooperativo, instalado hoje, pode dar uma nova dimensão ao cooperativismo brasileiro como alavanca de progresso e de empregos aos cidadãos. Ele disse que, além da modernização dos aspectos legais, é preciso difundir o conceito de que o cooperativismo é uma organização de pessoas e não de capital, e que juntos, os pequenos se tornam fortes.
 
 
Agência Brasil