7 de outubro de 2004 - 11:10

Alagoas inicia campanha contra febre aftosa amanhã

Com o objetivo de imunizar mais de 900 mil animais em Alagoas, a Secretaria Executiva da Agricultura lança amanhã oficialmente a segunda campanha contra a febre aftosa, iniciada no dia 1º deste mês e que se estende até o dia 31. A primeira campanha foi lançada em abril deste ano e imunizou 874.040 animais.

Alagoas ainda é um Estado classificado como zona de risco desconhecido pelo Ministério da Agricultura. A perspectiva, segundo o assessor técnico da Secretaria de Agricultura, Hibernon Cavalcante, é que no próximo ano o governo não faça mais parte dessa classificação. Mas esta promessa já vem durando anos. Esta classificação prejudica a exportação de carne e a participação dos animais em feiras e exposições fora de Alagoas. O produtor tem 10 dias para entregar a declaração de vacinação na secretaria após a compra da vacina durante a campanha.

A não entrega do documento impossibilita o produtor de transitar com o animal, de comercializar em abatedouros e vender o leite, uma vez que os laticínios e os abatedouros exigem a apresentação da declaração durante a compra do produto. Os bovinos e bubalinos devem ser imunizados em seu primeiro dia de vida e a cada seis meses, tempo de efeito da vacina, para evitar a doença. Aftas na língua, febre, baba em excesso e lesões no casco são os principais sinais de contaminação da febre aftosa.


Agência Nordeste