6 de outubro de 2004 - 16:47

Fifa aumenta dinheiro de seleções classificadas

As 32 equipes que participarão da Copa do Mundo de 2006 receberão cada uma 10,37 milhões de francos suíços (8,21 milhões de dólares) em direitos de imagem. Um aumento de 38 por cento em relação ao montante recebido no mundial organizado por Coréia do Sul e Japão em 2002.

A Fifa anunciou um bônus maior, de 332 milhões de francos suíços (262,9 milhões), na quarta-feira, em comparação com os 240 milhões de francos suíços (190 milhões) oferecidos em 2002.

A Fifa também formalizou um fundo no valor de um milhão de dólares para federações de futebol no Caribe, cujas instalações foram danificadas pelos furacões do mês passado.

Havia notícias menos empolgantes para a federação do Nigéria, que foi suspensa com efeito imediato na quarta-feira por ter "repetida interferência de autoridades políticas nos negócios da instituição".

A Fifa também estabeleceu prazos para as federações de Etiópia, Grécia e Nigéria resolverem seus problemas internos.

Outras decisões feitas durante os dois dias de reuniões na sede da Fifa, em Zurique, incluíram a possível dispensa dos campeões europeu e sul-americano de participarem da Copa das Confederações, atualmente contestada por todos os vencedores de troféus continentais.

Depois do anúncio desta quarta-feira, os campeões europeu e sul-americano podem agora escolher ficar de fora da competição.

A Fifa também concordou com a realização do próximo congresso da entidade pela primeira vez na África, no ano que vem. O Marrocos, cuja federação completa 50 anos em 2005, será a sede do evento.

O Congresso será abrigado em Marrakech e é um outro passo significante para o futebol africano.

No início deste ano, a África do Sul conquistou o direito de ser a sede da Copa do Mundo de 2010, vencendo Maroccos no processo.

 

Terra Redação