6 de outubro de 2004 - 13:36

Nokia e Intel fecham parceria para produzir celulares

A Intel e a Nokia vão desenvolver em conjunto smartphones --telefones celulares com recursos de micros de mão--, que vão funcionar com o sistema operacional Symbian. O anúncio foi feito nesta terça-feira pelas duas gigantes do setor de tecnologia.

O acordo é importante pois mostra que a Intel, maior fabricante de chips está disposta a ser a principal fornecedora de processadores para smartphones. Cerca de 20 milhões desses aparelhos devem ser vendidos em 2004, de acordo com pesquisas de mercado.

A maioria dos smartphones, por sua vez, será equipada com o sistema operacional Symbian. Além de ser a maior fabricante de celulares do mundo, a Nokia, junto com as principais fabricantes de telefones móveis, é uma das donas da Symbian, empresa responsável pelo desenvolvimento do sistema.

Parcela

Garantir uma parcela do mercado de chips para celulares, porém, promete ser uma tarefa difícil para a Intel, que tem pouca presença no segmento. Empresas como a Texas Instrument, STMicroelectronics e Philips dominam esse setor.

Com o acordo, a Intel espera ter uma chance de reverter esse quadro. Atualmente, há 27 modelos de celulares funcionando com o Symbian e mais 40 modelos, ainda em fase de desenvolvimento, devem ser lançados em breve, segundo David Levin, diretor executivo da Symbian.

"Em 2008 ou 2009, acreditamos que teremos cerca de 200 milhões de telefones equipados com o Symbian", disse ele. De acordo com o Merrill Lynch, banco de investimentos, cerca de 80% dos smartphones usam o sistema operacional.
 
 
Folha Online