6 de outubro de 2004 - 09:59

Depois de eleito, vereador perde a vaga em Três Lagoas

O Tribunal Regional Eleitoral – TRE, deverá se pronunciar hoje sobre o erro na aplicação do coeficiente eleitoral em Três Lagoas. O coeficiente foi realizado sobre nove vereadores. Com a mudança na Lei Eleitoral, a próxima legislatura terá dez vereadores. O erro cometido pelo Tribunal Regional Eleitoral, foi dividir o coeficiente eleitoral que totalizou 44.705, dividindo por nove vagas e não dez, como ficou composto o nova composição da Câmara. Na conta, a coligação que atingisse 4.697 votos elegeria um vereador. Mas, o correto era dividir o total de votos por dez. Nesse caso a coligação que conseguisse atingir a soma de 4.470 votos elegeria um vereador. Dessa forma, a coligação da vereadora do PDT, Vera Helena conseguiu sobrepor ao candidato do PTB, vereador Amilton Aparecido.



Com o erro, o vereador Amilton Aparecido (PTB) fica de fora e em seu lugar assumirá Vera Helena do PDT, filha do candidato derrotado a vice-prefeito Onildo Bezerra.



A candidata Vera Helena obteve 518 votos e Amilton Aparecido, 904.



De acordo com o Cartório Eleitoral de Três Lagoas, representantes do TRE chegam hoje à tarde para uma entrevista coletiva. Não há horário determinado.

 

Perfil News