5 de outubro de 2004 - 16:23

Inaugurado Centro de Referência em Hepatites Virais

Representando o Governador do Estado, José Orcírio Miranda dos Santos, o Secretário de Estado de Saúde, João Paulo Esteves, participou hoje da solenidade de comemoração de um ano de funcionamento do Hospital Dia (HD) – Profª. Esterina Corsini, localizado no complexo pertencente ao Hospital Universitário.

Na mesma ocasião o secretário também participou da entrega do Centro de Referência Estadual em Hepatites Virais nas dependências do Hospital.

Segundo dados do Sistema de Informações de Agravos de Notificação - Sinan, foram registrados em Mato Grosso do Sul no ano de 2002, 207 casos de hepatite B e 251 casos de hepatite C e em 2003, 156 casos de hepatite B e 179 de hepatite C. Neste ano ainda não estão fechados os casos.

Um convênio firmado entre o Governo Popular, através da Secretaria Estadual de Saúde e a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Educação de Mato Grosso do Sul - Fadems, fez o repasse de R$ 175.750,99 para custeio e investimento na implantação do Centro. Para Dr. Rivaldo Venâncio, chefe de serviço do Hospital Dia, a comemoração de um ano de funcionamento do HD é uma demonstração de como é possível superar uma crise.

“Estamos inaugurando este Centro para Hepatite C, que é uma doença tão grave quanto outras infecto-contagiosas, vem assolando Mato Grosso do Sul de forma expressiva, com mais de 400 casos registrados no ano de 2003 e que precisava de um centro de referência com especialistas para poder não só prover as consultas e acompanhamentos especializados, como também orientar o Estado na indicação de medicamentos excepcionais e caríssimos que precisam de uma triagem prévia. Qualificar esta avaliação era fundamental”, afirmou Esteves.

 

 

Fátima News