5 de outubro de 2004 - 16:18

Governo construirá 18 quadras cobertas em escolas estaduais

Na inauguração do ginásio coberto da Escola Estadual Joaquim Murtinho, em Campo Grande, no dia 18, o governador Zeca do PT também lançará a construção de 18 quadras poliesportivas cobertas em nove municípios. O lançamento das obras e novos serviços da Secretaria de Estado de Educação (SED) integram o cronograma do Governo Popular dedicado à Semana de Mato Grosso do Sul, em comemoração aos 27 anos do Estado.

Serão investidos R$ 1,3 milhão na construção das quadras cobertas nas escolas estaduais Castelo Branco (Bela Vista); Amélio de Carvalho Baís, Arlindo de Andrade Gomes, Dona Consuelo Müller, General Malan, Hércules Maymone, José Barbosa Rodrigues, Padre José Scampini e Vespasiano Martins, em Campo Grande; Maria Leite (Corumbá); Vilmar Vieira Matos (Dourados); Professora Iolanda Ally (Mundo Novo); Antonio Coelho (Nova Alvorada do Sul); Luiz Soares Andrade (Nova Andradina); José Garcia Leal (Paranaíba); Dom Aquino Corrêa e Fernando Corrêa, ambas em Três Lagoas. Os novos espaços vão melhorar a qualidade de ensino de educação física e as atividades esportivas de milhares de alunos.

A quantia investida pelo governo estadual é a contrapartida no convênio de R$ 2,3 milhões, assinado em abril deste ano com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), referente ao Programa de Melhoria e Expansão do Ensino Médio (Promed). As 18 unidades escolares que receberão as quadras poliesportivas cobertas foram selecionadas com base no maior número de alunos no ensino médio. Outras 20 quadras serão cobertas por meio de emendas parlamentares, a partir de novembro.

O secretário de Estado de Educação, Hélio de Lima, acredita que as obras vão estimular os alunos a praticar mais esportes e ajudar nos trabalhos diários dos professores de Educação Física. “Com a construção das quadras cobertas é certo que as aulas terão um aumento de alunos praticando algum tipo de esporte. Além disso, a qualidade das aulas será outra”, afirma.

Conforme previsão do coordenador de Rede Física da SED, Horácio de Almeida Liberato, até dezembro todas as quadras cobertas estarão concluídas.


Promed - Até 2006, o Promed irá beneficiar alunos de 272 escolas estaduais em Mato Grosso do Sul. Além da construção de quadras cobertas, o programa também investe na compra de material didático pedagógico, na realização de capacitação para o aperfeiçoamento dos professores do ensino médio, em especial aos que trabalham no período noturno e na educação de jovens e adultos (EJA), na melhoria da gestão das políticas do ensino médio e na divulgação dos trabalhos.

A gestora do Ensino Médio da SED, Veronice Lopes de Souza Braga, afirma que o convênio é mais uma conquista para todos que estão envolvidos no ensino médio do Estado, em especial os alunos. “É muito grande a importância do Promed para o ensino médio, pois ele é o único recurso federal que essa modalidade de ensino recebe do MEC (Ministério da Educação) para ser investido com esses estudantes. O investimento de todos os outros trabalhos vem do governo estadual.”

O secretário Hélio de Lima aponta que parcerias como o Promed são fundamentais para estimular a educação no Estado. “O governo popular não está investindo somente na parte física das escolas, mas também em capacitações de professores e projetos com o intuito de proporcionar a todos uma educação pública com melhor qualidade para educadores e alunos.”
 
 
APn