5 de outubro de 2004 - 15:13

Pedetista deve substituir peemedebista em Niterói

O candidato Moreira Franco (PMDB) desistiu de participar da disputa do 2º turno em Niterói, no Rio de Janeiro. Franco (foto), que teve 22,48% dos votos válidos, desistiu hoje alegando que a votação do candidato do PT, Godofredo Pinto (47,97%), foi muito expressiva. João Sampaio (PDT) deve ser confirmado pela Justiça Eleitoral como o substituto de Moreira.

"A eleição é por chapa, e não por nomes. Retirando sua candidatura, Moreira tira a chapa da disputa", explicou o corregedor do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Roberto Felinto, em entrevista à TV Globo. "Com toda certeza vai haver segundo turno, desde que haja um candidato interessado. A lei das eleições 9.504, de 1997, prevê no artigo 2, parágrafo 2º, se um dos candidatos falecer ou desistir, será chamado o terceiro colocado", completou.

A assessoria de Sampaio, terceiro colocado no pleito, disse que o candidato está disposto a disputar o segundo turno. Com isso, Felinto indica que a vice da chapa de Moreira Franco, Tânia Rodrigues, não poderá assumir a candidatura, como especulou hoje o presidente do TRE do Rio de Janeiro, Marcus Faver. Outra hipótese levantada por Faver é a declarar Godofredo Pinto (PT) o novo prefeito da cidade. O petista conquistou 47,97% dos votos e venceu o primeiro turno.

A decisão foi considerada inédita pelo tribunal, que ainda deve se pronunciar oficialmente sobre os rumos do segundo turno na cidade. Sampaio ficou atrás do peemedebista por oito pontos percentuais, com 14,42% dos votos válidos. Em entrevista coletiva na sede do PMDB de Niterói, o ex-governador Moreira Franco disse que não queria ser o instrumento da paralisação administrativa da cidade por uma "filigrana jurídica". "Vou respeitar a aprovação que a população deu à administração de Godofredo", disse o peemedebista.

Moreira disse ter interpretado que, como por apenas 2% de diferença de votos haverá segundo turno em Niterói, a população já manifestou sua aprovação ao governo atual, e não haveria sentido em uma nova etapa da disputa. Ex-capital fluminense e um dos principais municípios da região metropolitana do Rio, Niterói tem um total de 299.065 eleitores.

 

Terra Redação

Candidato do PMDB desiste do 2º turno em Niterói