5 de outubro de 2004 - 13:07

Candidato do PMDB desiste do 2º turno em Niterói

O candidato Moreira Franco (PMDB) desistiu de participar da disputa do 2º turno em Niterói, no Rio de Janeiro. Franco, que teve 22,48% dos votos válidos, desistiu hoje alegando que a votação do candidato do PT, Godofredo Pinto (47,97%), foi muito expressiva. O presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Rio de Janeiro, Marcus Faver, informou que a decisão é inédita no Estado que a Justiça Eleitoral ainda vai decidir qual medida será tomada.

O TRE trabalha com três hipóteses. Na primeira, Godofredo pode ser declarado prefeito. Na segunda, João Sampaio (PDT), o terceiro colocado, na eleição de domingo poderá disputar o segundo turno no lugar de Moreira Franco. A última hipótese a disputa entre Godofredo e a candidata a vice na chapa de Moreira, Tânia Rodrigues.

Sampaio ficou atrás do peemedebista por oito pontos percentuais, com 14,42% dos votos válidos. Em entrevista coletiva na sede do PMDB de Niterói, o ex-governador Moreira Franco disse que não queria ser o instrumento da paralisação administrativa da cidade por uma "filigrana jurídica".

Moreira disse ter interpretado que, como por apenas 2% de diferença de votos haverá segundo turno em Niterói, a população já manifestou sua aprovação ao governo atual, e não haveria sentido em uma nova etapa da disputa. Ex-capital fluminense e um dos principais municípios da região metropolitana do Rio, Niterói tem um total de 299.065 eleitores.

 

Terra Redação