5 de outubro de 2004 - 13:00

Meirelles sinaliza que País pode esperar mais alta de juros

O Brasil pode esperar forte crescimento e aumento dos investimentos estrangeiros nos próximos meses, mas a predominância das expectativas de inflação pode exigir novas altas moderadas do juro, afirmou o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles.

"Haverá um aperto moderado como resultado não só do que os nossos modelos estão mostrando, como também das expectativas inflacionárias e outros fatores", disse Meirelles durante evento patrocinado pelo Conselho das Américas.

Meirelles reiterou que a recente elevação da confiança entre os consumidores é um bom estímulo para o aumento da atividade econômica. "Os consumidores no Brasil estão percebendo que a recuperação é para valer."

O BC elevou na semana passada suas previsões de inflação em 2004 e 2005 para ficar em linha com as expectativas do mercado. No mês passado, o BC elevou a taxa Selic pela primeira vez em 19 meses, para 16,25%.

Na ata do Comitê de Política Monetária (Copom), o BC sinalizou que poderia elevar novamente as taxas de maneira graduada para conter o avanço dos preços.

 

Invertia