5 de outubro de 2004 - 09:41

Documentário sobre o Pantanal é produzido em MS

O maior e mais completo documento em vídeo sobre o Pantanal está sendo produzido em Mato Grosso do Sul. O projeto "Pantanal - Um Olhar Sobre O Patrimônio Natural da Humanidade", patrocinado pela Petrobras, é uma série de cinco episódios, com 45 minutos cada, que abordará temas que vão desde a formação geológica até o desenvolvimento sustentável da maior planície alagável do planeta.

TV Cultura exibirá a série completa em rede nacional, no início do ano que vem. A direção geral é assinada pelo publicitário Pepe Favieri, produção executiva é assinada pela jornalista Eliane Nobre, com roteiros de Paulo Renato Coelho Neto, João Sá Maia, Eliane Nobre e Ana Karla Loureiro.
Segundo a assessoria de imprensa, as captações de imagens, em HDTV (televisão de alta definição) e Betacam Digital, estão sendo feitas pela produtora VBC há um ano e registram todas as estações climáticas e o dia-a-dia da vida na região. AOs vídeos terão como fio condutor narrativo os versos do poeta Manoel de Barros.

O projeto prevê a distribuição do material também para escolas públicas de todo o país e para embaixadas brasileiras do mundo inteiro, com versões em quatro idiomas, inglês, francês, alemão e espanhol. Mais de três mil cópias da série vão ser distribuídas. O primeiro tema desenvolvido é denominado o "Mundo das Águas", e irá abordar a formação geológica, a localização geográfica e a biodiversidade do Pantanal.

O segundo episódio enfocará o homem pantaneiro e sua formação, desde os primeiros habitantes, as diversas nações indígenas, a influência dos colonizadores até o homem atual da região. No terceiro, a chamada "Alma Pantaneira" será abordada através dos mitos, das lendas e da cultura pantaneira. O quarto episódio tratará dos grandes acontecimentos que envolveram o Pantanal, como as batalhas travadas, principalmente, em Corumbá, que foi palco do confronto entre índios e colonizadores europeus e da Guerra do Paraguai.

O quinto tema fará uma radiografia da atividade econômica da região e como se dá o aproveitamento de seus recursos naturais diante do frágil equilíbrio desse patrimônio natural da humanidade. A equipe de produção vem percorrendo todas as regiões do Pantanal, captando imagens e buscando os mais diversos personagens para entrevistas.

Até o momento, já são mais de 200 fitas gravadas contendo imagens raras do cotidiano da flora, da fauna e dos habitantes da região e mais de 40 depoimentos registrados entre pesquisadores, trabalhadores, moradores, artistas e outros representantes desse universo rico em tipos humanos e belezas naturais. O material começa a ser editado no início de outubro, com finalização em HDTV. Durante o projeto, serão oferecidas, gratuitamente, oficinas sobre produção de audiovisual para alunos do ensino fundamental. As informações são do Campo Grande News.